Diferente do que muita gente pode pensar, decorar uma casa vai muito além da idealização do conceito estético que o local vai ter. É preciso pensar no conforto e na otimização dos espaços para que os moradores e visita tenham o máximo de bem-estar possível.
Outro ponto muito importante para ser observado antes que você comece a investir nos itens de decoração é o estilo das pessoas que moram no local, afinal, são muitos os tipos de decoração possíveis e o ambiente deve ser igualmente agradável para todos.
Mas como saber qual o estilo certo para adotar na sua residência? Quais são os principais tipos de decoração? Neste post, você vai ver algumas tendências de decoração de interiores que podem compor o espaço da sua casa. Nós sugerimos que você faça uma leitura atenta para identificar qual delas mais tem a ver com você e com a sua família!
Volta ao tempo com a decoração retrô
Esse estilo é marcado por peças e elementos do design muito presentes nas décadas de 1950 a 1970. A dinâmica e o impacto visual que a decoração retrô exerce na casa são características que fazem a diferença para quem gosta do estilo nostálgico.
No entanto, é preciso ter bom senso para não exagerar e fazer com que o charme do retrô remeta a um ambiente brega. Da mobília aos objetos decorativos, a funcionalidade deve tomar conta desse tipo de decoração também conhecido como vintage.
Cores predominantes: laranja, amarelo, rosa, azul e até mesmo a mistura do preto com branco e vermelho.
O minimalismo na sua casa
A decoração minimalista une estética e funcionalidade ao propor um espaço agradável com o mínimo de itens possíveis. As superfícies lisas e polidas, os poucos móveis e uma menor quantidade de peças decorativas proporcionam uma sensação de tranquilidade especial, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos.
Cores predominantes: em geral, são utilizadas cores neutras (como salmão e bege), além de tons cinzentos e pretos.
Leia também:
- Decoração da casa: 10 itens que não podem faltar no seu lar em 2019
A funcionalidade da decoração industrial
A ideia de adotar o estilo industrial nas residências surgiu em Nova York em uma época em que as indústrias, repletas de tubulações aparentes, metal e concreto, deram lugar a lares improvisados. A ausência de paredes acabadas e os ambientes integrados propiciaram a criação de um estilo único.
Mas cuidado! Uma decoração industrial não pode ser sinônimo de desleixo. Os móveis e acessórios presentes devem conversar com todo o espaço da casa. Use e abuse de janelas grandes e invista em pisos rústicos em cimento queimado.
Cores predominantes: cinza, preto, tons de pistache e cores vibrantes.
Decoração rústica: aconchego e naturalidade
Se você quer um lar mais aconchegante, a decoração rústica pode ser a escolha certa! A presença de móveis antigos e peças em madeira estão presentes nesse estilo. Vale a pena agregar valor ao ambiente incluindo itens artesanais, como almofadas, colchas e mantas.
As paredes são um atrativo a parte da decoração rústica e você pode aproveitá-las para usar:
- quadros com paisagens;
- retratos envelhecidos;
- murais;
- ferraduras;
- espelhos com molduras antigas.
Cores predominantes: preto, tons de marrom e cores quentes (amarelo, laranja e vermelho).
Decoração contemporânea e modernidade
Tendência muito forte nas casas atualmente, a decoração contemporânea valoriza espaços simples, diretos e funcionais de maneira diferente do minimalismo. O mobiliário contemporâneo é marcante. As peças são largas e espaçosas com estruturas, na maioria das vezes, rentes ao chão.
Outro fator importante para o estilo é a iluminação dos cômodos que deve estar de acordo com as cores que mais tem a ver com a contemporaneidade.
Cores predominantes: cinza, branco e creme. O amarelo, a magenta, o verde, o roxo e o vermelho podem ser utilizados no teto, no chão e nos móveis para romper com uma possível neutralização excessiva do ambiente.
E agora? Como escolher o tipo de decoração certo?
Como você viu, são muitas as opções de estilo possíveis para adotar na sua casa. É natural ficar um pouco confuso e não conseguir escolher apenas um tipo de decoração para utilizar. Se esse for o seu caso, pode ficar tranquilo: você não precisa decorar a casa inteira seguindo uma só tendência!
Avalie as necessidades dos moradores em cada um dos cômodos e use a sua criatividade para criar espaços cheios de possibilidades. Uma cozinha contemporânea, uma sala retrô e um quarto minimalista em uma mesma residência não são problemas se você seguir uma linha de raciocínio que integre os ambientes de alguma forma.
Agora que você já sabe quais os tipos de decoração, que tal ler como organizar seu quarto em 7 passos?
Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*