Hoje em dia, conseguir ser referência no mercado é fundamental para alcançar novos projetos. Mas quem não prioriza a divulgação do seu trabalho acaba ficando para trás, principalmente no campo da arquitetura, onde o grau artístico é bastante elevado.
Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de buscar ser um diferencial. Realizar trabalhos de qualidade é importante, mas essa não é a única prioridade para garantir sucesso na carreira.
Além disso, uma boa estratégia de divulgação é fundamental para o mercado decorar o seu nome, você consegue agregar valor aos seus projetos e atrair mais clientes. No entanto, é preciso saber quais ações você deve tomar para esse processo dar certo.
Por isso, listamos algumas dicas para ajudar você a montar uma boa divulgação e garantir um trabalho de qualidade no mercado. Quer saber quais? Então, não deixe de ler esse blog post.
Confira também:
- O que você deve levar em conta ao elaborar um projeto de decoração?
1. Presença na internet
A Internet é o canal mais eficiente na hora de divulgar algo, pois qualquer pessoa tem acesso a ela. Por isso, é importante estar no ambiente virtual, pois ali é possível construir uma boa reputação para o seu trabalho.
Manter um blog ou site corporativo que fale sobre o assunto, é indispensável para torná-lo mais conhecido entre futuros clientes ou mesmo profissionais da área. Além disso, o trabalho na Internet possibilita produzir diferentes abordagens na hora de construir o seu conteúdo.
2. Redes sociais na hora de divulgar seu trabalho? Com certeza!
As redes sociais oferecem interessantes oportunidades de divulgação, apesar de terem características diferentes. Elas são bastantes conhecidas e os seus usuários são inúmeros, por isso as chances são maiores para conseguir clientes.
Para os arquitetos, as redes sociais são bastante vantajosas na divulgação e reconhecimento do projetos. Como o trabalho requer uma avaliação mais visual, elas ajudam nesse processo, pois são projetadas para o uso de imagens e vídeos. Além de permitir a função de compartilhamento, possibilitando um alcance maior.
Mas, ao utilizar as redes sociais como canal de divulgação, é preciso saber produzir conteúdo de qualidade e atraente, ou seja, tudo muito bem organizado para conquistar clientes e construir um relacionamento.
Então, não se limite ao uso delas, crie e-books, infográficos, guias relacionados ao tema, pois tudo ajudará nas dúvidas sobre o assunto.
Veja algumas dicas sobre duas redes sociais mais conhecidas:
Facebook: é uma ferramenta indispensável para divulgar seu trabalho, ele possui ferramentas mais completas. Por isso: deixe seu conteúdo aberto ao público, permita os compartilhamentos e ouse na criatividade da sua divulgação, pois dessa forma seus clientes terão um ideia sobre o seu nível de profissionalismo.
Instagram: essa rede social requer um conteúdo melhor trabalhado e elaborado. Ela trabalha com a estética visual, quando for divulgar seus projetos: escolha fotos adequadas que deixem o seu perfil bem organizado e atraente. Mostre qualidade no seu conteúdo, assim você ganhará autoridade e credibilidade no seu trabalho.
Como área a de arquitetura tem um foco mais nas imagens, invista em redes sociais como: Pinterest, Instagram, Tumblr, YouTube e Vine. No entanto, essa tarefa requer dedicação, pois você deve estar em constante interação com o seu público.
3. Público alvo (dica extra)
É importante conhecer seu público, pois assim você saberá para quem direcionar seu conteúdo e seus canais de divulgação serão mais eficientes.
Com base no seus clientes atuais, use as informações para construir o perfil do seu público alvo. Descubra suas dificuldades, assim você poderá montar projetos com soluções.
4. Tenha um portfólio na internet
É essencial que você tenha um portfólio, pois é ali que as amostras dos seus melhores projetos vão ser expostas. Qualquer pessoa terá disponibilidade para acessá-lo e analisar melhor seu trabalho.
Mas, não é só colocar qualquer tipo de trabalho lá, você precisa escolher trabalhos que sejam diferenciais e que impressionem o cliente. Use sua criatividade para criá-lo, exponha como desenvolveu e criou seu projeto.
Para um melhor resultado, opte colocar trabalhos que você mais se identifica, por exemplo: se tem uma preferência maior com planejamentos de apartamentos, mostre que você é bom nisso. Mas deixe claro que você consegue desenvolver outros projetos também.
Seja conciso no seu portfólio, mas não esqueça de destacar os detalhes que foram realizados na obra, isso pode ser um grande diferencial na hora da escolha do seu cliente. No entanto, coloque apenas informações importantes que enriqueçam o seu material.
5. Feira e eventos
Participe de eventos ou feiras, desse modo, você aumentará oportunidades de divulgação do seu trabalho e também se manterá atualizado em novas tendências para o inovar nos seus projetos.
Além disso, você pode manter uma rede de contato com profissionais do mercado, possibilitando formar parcerias com pessoas que tenham interesses comuns. Registre os momentos do encontro e compartilhe as novidades nas suas redes sociais também, assim seu público vai saber que você sempre busca se manter atualizado.
Você também pode criar seu próprio evento. Se seu público ainda é pequeno, procure realizá-lo online e quando tiver um alcance maior, pense em algo presencial. Dessa forma, você consegue um envolvimento com o seu público e atrai novos clientes.
Para ser um diferencial no mercado, é importante mostrar seu verdadeiro potencial. Invista na divulgação do seus trabalhos, não deixando de usar ferramentas que vão ajudar no reconhecimento do seu conteúdo. Crie uma boa estratégia e seja notado. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.
Gostou das dicas de divulgação? Esperamos que elas possam ajudar você a ganhar reconhecimento e credibilidade. Para continuar auxiliando você nesse assunto, criamos um conteúdo exclusivo sobre o que a Dinamica oferece para o seu projeto de decoração.
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