Ao iniciar o processo de abrir o negócio próprio, seja ele qual for, é necessário tomar alguns cuidados para evitar erros e não acabar arruinando o empreendimento antes mesmo de começar. E com um escritório de arquitetura não é diferente, na verdade, deve ter alguns cuidados a especiais.
Mas você pode ficar tranquilo que nós estamos aqui para ajudar você. Pensamos nas dúvidas e dificuldades que você pode ter durante este processo e separamos algumas dicas e erros comuns pára você NÃO COMETER de jeito nenhum. Continue lendo e confira!
Por onde começar?
Vamos começar bem do início mesmo.
Para você atuar como um arquiteto em um escritório de arquitetura é necessário que você possua registro junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do seu estado, ou do Distrito Federal, se você quiser atuar em todo o território nacional.
Se você já tem esse registro ótimo! Mas se você ainda não possui, confira como tirar seu registro no site do CAU.
Tentar exercer a atividade de arquiteto sem o registro já é um erro que você não deve cometer jamais.
O que evitar no seu escritório de arquitetura?
Devidamente legalizado para exercer a função de arquiteto você precisa pensar em alguns pontos práticos para ter sucesso no seu empreendimento. A falta desses direcionamentos podem pôr tudo a perder. Veja quais são os maiores erros!
Não planejar corretamente
Para que você seja bem sucedido no seu escritório de arquitetura é necessário planejar cada detalhe. Crie um plano de negócio e procure conhecer mais o mercado em que você pretende atuar.
Você tem que ter em mente que é uma empresa e que ela necessita de tudo que outras empresas precisam para funcionar:
- Um bom nome comercial;
- CNPJ;
- Alvará de funcionamento;
- Funcionários;
- Boa localização;
- infraestrutura.
Sua empresa precisa seguir esses pré-requisitos para estar devidamente regularizada, e para ter uma boa organização.
Não saber quem são seus clientes
É um dos piores erros que um empreendedor pode cometer.
Faça uma prospecção de possíveis clientes que você se sinta seguro em trabalhar e de preferência seguindo a sua linha de atuação. Ser generalista não é errado, mas segmentar em suas especialidades facilita muito.
Além do mais, se você focar em um segmento sua chances de fazer com que seu escritório de arquitetura vire referência na área é muito maior. E isso acaba sendo um diferencial e agrega valor ao nome do seu negócio.
Você pode se interessar também por:
-Tipos de decoração: veja o estilo que mais combina com a sua casa
-Arquiteto: 5 dicas para divulgar seu trabalho e se diferenciar no mercado
Não ter contratos
Quando se possui uma empresa é fundamental antecipar ao máximo qualquer tipo de problema, pois é muito comum que em algum momento você precise de assessoramento jurídico ou contábil.
E por isso, você terá que realizar algumas tarefas burocráticas, mas fundamentais para o futuro do seu escritório de arquitetura.
- Faça um contrato social da sua empresa;
- Tenha contratos de projetos;
- Tenha contatos de direitos autorais;
- Regularize sua empresa, emita notas fiscais e esteja em dias com os impostos.
Esses são pontos essenciais para sua empresa ter maior segurança, estabilidade fiscal e contratual. Procure sempre contar com profissionais de confiança.
Achar que não precisa de mais ninguém
As pessoas quando começam um empreendimento acreditam que sozinhas podem exercer todas as funções de uma empresa. Muitas vezes é para não ter gastos com funcionários, mas essa “economia” pode acabar prejudicando o negócio.
Isso por que o empreendedor tem muitas tarefas a fazer e ainda tomar para si trabalho que poderia encarregar a outras pessoas o que pode acabar atrapalhando a produtividade.
Então tenha em mente que você precisará de ajuda para tocar seu escritório de arquitetura. Mas caso a grana esteja curta, você pode optar por contratar uma empresa terceirizada.
Assim você poderá focar no seu trabalho de arquiteto enquanto tem profissionais especializados ajudando você.
Você está montando seu escritório de arquitetura para trabalhar como um arquiteto, não deve ficar acumulando funções. Invista seu tempo fazendo o que você faz melhor.
Não saber dar preço aos projetos
A forma de precificar um projeto pode mudar de acordo com o profissional, alguns arquitetos usam o metro quadrado, outros por hora trabalhada e alguns fazem o projeto com escopo fechado.
O que o arquiteto deve pensar na hora de precificar o serviço é no cliente, pois o trabalho tem que ser projetado após entender ele e suas necessidades. Para isso você precisa identificar alguns pontos como:
- Quais são os desejos dele
- Se aquele projeto não ficar pronto, qual o impacto?
- E se ficar pronto como ele sempre sonhou, qual o impacto também?
- Por que ele está fazendo aquele projeto?
- Ele tem o investimento necessário?
- Ele sabe quais são as etapas do trabalho?
- Ele tem noção de quando o projeto precisa ficar pronto?
- Que tipo de projeto ele deseja ter?
- Que tipo de cores, acabamento, decoração ele tem mais desejo?
Quando você compreende as necessidades do cliente outras questões são mais fáceis de serem entendidas e assim você consegue por um preço no projeto com mais facilidade. Além de ajudar no planejamento do seu trabalho.
E se você procurar manter o cliente informado sobre o projeto, explicando como esse mapeamento está funcionando, isso faz com que ele tenha mais confiança no seu trabalho.
Aperfeiçoe seu projeto com a Dinamica
Ter parceria com empresas de utilidades e decoração pode ser um grande diferencial para sua jornada na arquitetura e fidelizar clientes. Na Dinamica é possível encontrar tudo que você precisa para uma casa ou uma empresa, além disso, ela oferece diversos produtos para você inovar no seu projeto.
Nós temos um conteúdo onde pode saber o que a Dinamica tem para o seu projeto de decoração. Confira Veja tudo o que a Dinamica oferece para o seu projeto de decoração
Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*