Lidar com pessoas não é um trabalho nada fácil. Alguns clientes são mais objetivos e mais fáceis de trabalhar, mas saiba que sempre haverá clientes exigentes, que querem saber tudo, que checam tudo e lêem cada linha de um contrato. Esses “cricris” estão cada vez mais comuns por aí.
Se por acaso você ainda não conheceu um, com certeza, irá conhecer daqui a algum tempo.
E fique sabendo que a cada dia eles estão cada vez mais exigentes. É por isso que nós, da Dinamica, estamos aqui para ajudar você a lidar com esses clientes que são tão criteriosos.
Por que você tem que saber lidar com eles?
É simples, o mercado tem a função de satisfazer as exigências dos clientes. E embora muitas vezes eles possam ser difíceis de lidar e causar algum desconforto, são os clientes mais exigentes que ajudam a aperfeiçoar o seu atendimento.
O que tem favorecido muito esse cenário é a informação. Os consumidores estão cada vez mais bem informados e não deixam mais nada passar despercebido. Eles são um novo perfil de cliente cada vez mais informado, mais exigente e mais consciente. E você precisa se adequar a esse novo momento.
Agora seu papel é conhecer-los, entender as suas necessidades e supri-las com a melhor experiência que eles podem ter. Assim, você consegue atendê-los como eles esperam e ainda pode garantir um cliente fiel.
Mas como atender clientes exigentes?
Sabemos que é complicado tratar desse tipo de situação, mas toda vez que você tiver que lidar um cliente mais difícil:
- Coloque-se no lugar dele.
- Escute atentamente as suas considerações;
- Estabeleça um diálogo.
Essa comunicação com os clientes exigentes é muito importante para que você compreenda o que ele quer e saiba como você ajudá-lo. Por mais difícil que ele seja mantenha sempre a educação e a gentileza.
Mas além disso, você pode se antecipar, antes que os clientes exigentes apareçam esteja preparado, assim será mais fácil atendê-lo e responder às suas expectativas.
Como estar preparado para lidar com esses clientes?
Conhecer bem a sua marca e seus produtos é imprescindível, assim como saber os valores e a missão da empresa.
Outra coisa que recomendamos é que você conheça bem as vantagens e principalmente as desvantagens dos seus serviços. Ter essa consciência é muito importante, pois normalmente esses clientes mais exigentes gostam de testar para saber se você realmente tem esse conhecimento.
Procure ser bem claro com eles
Tenha uma comunicação clara em todos os aspectos, veja se as informações a respeito dos seus produtos estão claras. Não deixe margem para duplas interpretações.
Qualquer detalhe esquecido ou mal interpretado pode ser o que ele precisa para contestar. Deixe claro sobre como funciona os seus prazos de entregas, porque o que vale no final das contas é o que está escrito ou o que você disse, não o que você quis dizer.
Procure trabalhar com um cronograma de execução transparente que assim o seu cliente irá se sentir mais seguro. Pré-estabeleça prazos, mas também fale sobre os condicionais, que estão sujeitas a atrasos, por exemplo.
Se você estiver disposto a ceder em alguns momentos para se adaptar a necessidade do cliente, faça. Mas se não for possível deixe tudo transparente desde as primeiras informações.
Jamais leve divergências para o lado pessoal
É muito comum que os clientes exigentes não aceitem qualquer sugestão, ou queiram e insistam em serviços inviáveis. Alguns acabam se exaltando quando não conseguem o que querem na hora. Mas apenas lembre-se manter o profissionalismo e a gentileza acima de tudo.
Mostre que você é um profissional maduro e não bata de frente com o cliente e nem deixe se afetar pelo comportamento dele.
Demonstre autoridade
A autoridade que estamos falando nada tem a ver com confrontar o cliente, mas sim mostrar que você tem conhecimento no que está fazendo e o faz da melhor maneira. Assim, seus clientes reconhecerão que estão lidando com alguém preparado para desempenhar esse papel de forma competente.
Em vez de encarar esses clientes exigentes como um problema, leve as reclamações deles como críticas construtivas. Imagine agora que esses serão aqueles que irão ajudar sua empresa a melhorar daqui para frente.
E, quando são conquistados, esses clientes exigentes podem se tornar os maiores propagadores da sua marca. Nunca se esqueça que: o cliente sempre tem razão!
Agora você já tem noção de como lidar com esses clientes exigentes, veja agora como fidelizá-los.
Ofereça soluções
Como você pode alcançar seus clientes? Tirando as dúvidas que eles têm. Oferece todo suporte que ele precisa para conhecer melhor seu serviço, se for presencial escute com atenção o que ele tem a dizer e procure entender as necessidades dele.
Ofereça também um suporte online, e informações úteis sobre dúvidas comuns que as pessoas podem ter no dia a dia.
Tenha mais canais de conexão
Há clientes que preferem conversar pelas redes sociais, outros têm preferência por ligações telefônicas e outros priorizam ainda conversas presenciais.
Prepare-se para dar o devido suporte ao seus clientes, onde quer que eles estejam.
Tenha um bom pós-venda
Não basta só conquistar um cliente e vender seu serviço. Você precisa oferecer um serviço pós-venda, seja ele de produto ou de um serviço.
Esse serviço é essencial para você ter uma noção do grau de satisfação do seus clientes
e assim tem até a possibilidade de você realizar um novo negócio com eles.
Agregue valor aos interesses de cada consumidor e invista em novidades. O contato depois de uma venda precisa ser o melhor possível . Você pode indicar algo que talvez eles possam querer, tendo como base os projetos anteriores.
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