Manter o ambiente de casa arejado não é uma tarefa simples, pois o clima de Manaus não ajuda muito. Certo?
Principalmente entre os meses de agosto a outubro, quando as temperatura estão mais altas, por volta dos 33°C, com a sensação térmica ainda mais elevada.
Mas trouxemos algumas dicas que vão te ajudar amenizar esse calor dentro da sua casa, para que não seja necessário passar o tempo todo no ar condicionado. Vamos ver?
Como deixar o ambiente de casa mais arejado no clima de Manaus
A substituição ou retirada de alguns objetos e móveis de casa, podem contribuir diretamente para uma melhor circulação do ar e diminuição da temperatura. E para isso acontecer, recomendamos que você:
Troque os tapetes
Substitua os tapetes peludos e escuros da sua casa, pois eles absorvem mais o calor. Talvez eles fiquem lindos na decoração, mas para refrescar o ambiente não ajudam nem um pouco.
Então guarde estes que você tem (peludos ou escuros) e troque por outros, com fios mais curtos e cores mais claras. Isso vai diminuir o efeito térmico do tapete. É recomendável fazer isso com todos, inclusive do banheiro, que pode ser feito de material plástico ou madeira.
Há vários modelos disponíveis no mercado. Por isso, na hora de escolher, sempre leve em consideração o clima de Manaus, respeitando estes aspectos: volume, cor e tamanho.
Pense em decorar com vidros
Apostar na decoração com vidro é uma tendência, pois dá amplitude ao ambiente e também ajuda a deixar o clima da casa arejado. Isso porque os vidros, sejam eles em móveis ou espelhos, refletem a luz e, em consequência, não absorvem tanto calor.
Então, em lugares mais quentes, faça a escolha de móveis de vidro ou que contenham alguma parte feita deste material. Eles vão favorecer a luz natural do ambiente e dar uma sensação de maior espaço ao local, que são dois aspectos que iremos abordar neste momento.
Prefira o ambiente “clean”
Tire ou substitua alguns itens de casa, pois quanto mais móveis no espaço, mais abafado pode ficar o local. Isso porque o vento terá mais dificuldade de circular dentro do ambiente, o que piora quando falamos do clima de Manaus, que quase não há vento.
Troque a iluminação
Mas por que trocar a iluminação? Simples. Se você utiliza abajur ou outra luz artificial, por exemplo, pode ser que não esteja utilizando a lâmpada correta.
Sabe aquela lâmpada amarelinha? Além de ela consumir mais energia, também aquece muito mais do que a fluorescente, por exemplo. O melhor tipo hoje é a de LED que, apesar de ter um valor mais elevado do que as outras, duram mais, economizam, e esquentam menos.
Altere as cores
Para se ter um ambiente mais arejado, ele também precisa ser mais claro. Pois, enquanto as cores escuras absorvem o calor, as claras refletem-o. Assim não há a concentração de uma alta temperatura no local, fazendo com que o vento que corra dentro do ambiente seja mais friozinho.
Para isso, além das cores das paredes, os móveis e objetos também precisam ser adequados. Principalmente aqueles que contêm muito volume, como sofá, almofadas e, como já dissemos, os tapetes.
Leia também:
Por que a decoração sustentável é uma tendência nos ambientes?
Vai se mudar? Aprenda a fazer a decoração da casa nova do zero!
Troque o tipo de cortina
As cortinas com cores escuras ou grande volumes prejudicam a entrada do vento e a dispersão do calor. Prefira modelos com tecidos mais leves, claros e abertos que, ao mesmo tempo que bloqueem a entrada do excesso de luz, também permita que o vento entre e circule pelo ambiente.
Neste caso, a indicação é procurar cortinas que, se forem de tecidos, tenham uma menor quantidade de fios por centímetro cúbico. Ou se for de outros materiais, que tenham pequenas fendas para a passagem de vento, quanto estiver fechada.
Faça uso de plantas
A presença das plantas dentro de casa, além de ajudarem na decoração, também funcionam como um filtro, deixando o ar mais puro e úmido. Não é à toa que preservamos o verde na cidade, uma pequena quantidade já ajuda bastante para aliviar-nos do calor.
Algumas plantas que você pode encontrar facilmente e que se adaptam bem dentro de casa são: palmeira areca, espada de São Jorge e dama do lago. Uma das vantagens é que estas espécies são acostumadas com o clima de Manaus.
Dica: A cada pessoa que mora no local, você coloca quatro palmeiras areca e oito espadas de São Jorge.
Tenha um aquário
E uma última opção seria ter um aquário em casa que, além do vidro que citamos anteriormente, também contém água. A presença destes dois elementos ajudam para que o ambiente fique mais arejado.
Gostou das dicas? Continue nos acompanhando aqui no nosso blog e também nas redes sociais. Leia agora sobre: - Decoração com cortinas: como usá-las no ambiente da casa?
Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*