A decoração minimalista é uma tendência que ganhou muita força nos últimos anos. Ela propõe a rejeição aos excessos e criação de ambientes mais limpos, claros e modernos. Se você não gosta de várias coisas amontoadas, muitos móveis ou utensílios, parabéns! Você é minimalista!
Neste artigo você vai encontrar várias dicas para deixar o seu cantinho confortável, mesmo com poucos móveis e com o visual clean que você gosta tanto. Continue a leitura!
Mas afinal, de onde surgiu a decoração minimalista?
O minimalismo é um movimento artístico e cultural norte-americano que teve início no começo da década de 1960. Entre as suas principais características estão a elaboração de obras (pinturas, esculturas, músicas, peças de teatro) com o uso mínimo de recursos, além da utilização de poucas cores nas pinturas. Além disso, percebe-se o destaque para o uso de formas geométricas retilíneas, acabamentos precisos e repetição de padrões.
Hoje, o estilo da decoração minimalista transmite a vontade de se livrar daquilo que ocupa espaço excessivo, deixar só um almofadão no canto da sala, um tapete, alguns quadros e dizer: “é isso!”.
Elementos metálicos e amadeirados, combinados com o branco e tons pastéis também podem ser usados para compor os ambientes. O importante é saber dosá-los para não exagerar.
Agora, vamos a 4 dicas para ajudar você a aplicar bem esse estilo.
Use bem as opções de cores
A decoração minimalista começa desde a cor! Tons claros e neutros, além de iluminar, ajudam a dar uma sensação de ampliação ao ambiente. Assim também é possível dar destaque a apenas uma peça na composição. Tenha em mente que: menos é mais!
Leia também: Como limpar móveis de madeira? Veja dicas práticas e eficientes
Eleja uma atração principal para a sua decoração minimalista
Sabe aquela ideia de uma sala com paredes imaculadas, onde só entram objetos que colaborem para engrandecer a sua aura? No estilo minimalista é assim que os ambientes são!
Eleja uma atração principal para cada cômodo e o complete com alguns poucos objetos. Se você sempre sonhou com um sofá lindo e enorme, deixe que ele seja a estrela da sua sala. Complemente com quadros na parede, um tapete no chão e, talvez, um vaso de planta. O mesmo vale para a varanda, quartos e cozinha.
As combinações vão proporcionar mais charme e tornar o ambiente mais acolhedor.
Outra dica de ouro para quem quer fazer uma decoração minimalista é apostar em móveis e objetos de madeira. A cor natural deles casa muito bem com o estilo e ainda podem funcionar como um maravilhoso isolante térmico, bem como o uso de plantas na decoração.
Os forros de lambri para a parede ou os pisos laminados para o chão também valem a pena o investimento. E para quem não quer reformar tanto assim, pode dar um toque amadeirado com porta-retratos ou uma cadeira de balanço bem charmosa.
Economize com a decoração
Outro ponto, além da simplicidade e aconchego, é que o estilo minimalista costuma custar bem mais barato. E não estamos falando em ser pão duro, mas sim em usar recursos com inteligência e, claro, muito estilo.
Se o seu desejo é ter um quarto simples, só com a cama, invista em um grande espelho ou luminária para compor o local. E se o foco for o banheiro, ao invés de gastar com tapetes e box, invista em uma bela banheira.
Em todo esse processo você, obviamente, vai gastar. Mas somente com itens necessários, dispensando coisas supérfluas.
Certifique-se de que você realmente está na vibe minimalista
Já deu para perceber que a decoração minimalista só é indicada para quem realmente se identifica com esse estilo mais clean, sem tantos objetos. Ele costuma roubar os corações de pessoas mais jovens, que estão morando sozinhas pela primeira vez e querem dar a sua cara ao ambiente.
Então, se essa é a sua pegada, aproveite as dicas e use e abuse do que há de melhor na decoração minimalista. Gostou do conteúdo? Então continue conosco e leia também: Decoração com quadros: 6 dicas incríveis dos nossos especialistas para aplicar na sua casa!
Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*