Uma decoração que resgata elementos da natureza tem sido tendência nas casas e outros ambientes há algumas temporadas. A decoração com plantas faz parte desse movimento de valorização de itens naturais, além de ser bonita, versátil e fácil de fazer.
E para dar esse toque na sua decoração e tirar as dúvidas sobre o assunto, confira em nosso artigo as 6 dicas de decoração que separamos para você. Dá uma olhada!
Por que fazer uma decoração com plantas?
As plantas transmitem leveza e tranquilidade a qualquer espaço. Então tem sido observado um movimento crescente na adição desse item nos lares e até em outros ambientes mais formais, como consultórios e escritórios.
Uma decoração com plantas é fácil e pode ser prática no dia a dia, dependendo das espécies escolhidas. Se você quer se aventurar nesse estilo e ainda não entende muito sobre o assunto, não se preocupe. Pesquise e pergunte às pessoas que entendem do assunto para criar composições harmônicas e para cuidar do jeito certo para que suas novas companheiras fiquem sempre saudáveis e fortes.
Entre os motivos para investir nesse tipo de decoração, está a melhora do ar no ambiente. A ciência já comprovou que é benéfico para a saúde ter plantas em casa, pois elas qualificam o ar para os moradores. Ótimas escolhas são o lírio da paz, o clorofito, a espada de São Jorge e a hera inglesa.
Além disso, elas atuam como umidificadores naturais. A samambaia é a planta ideal para isso. Quando ela transpira, as gotículas de água que se formam nas folhas hidratam o ar.
Aposte em uma decoração viva para adicionar mais cor e beleza. Misture plantas floridas e com folhagens exuberantes para um ambiente dinâmico. Com isso é possível até diminuir o nível de estresse. O ato de cuidar das plantas, regando, aparando folhas e vendo o desabrochar das flores ajuda a se desconectar dos problemas do dia a dia e aliviar a tensão.
6 dicas para uma linda decoração com plantas
Inegável que as plantas deixam o ambiente mais aconchegante. No entanto, antes de ir à floricultura mais próxima e trazer qualquer uma, analise alguns pontos.
Qual o espaço disponível que você tem? Entra iluminação natural? Quais cômodos são mais adequados no momento para receber uma planta? Com base nisso você consegue escolher as melhores opções. Leve em consideração também a manutenção delas.
1. Urban jungle
O estilo que chegou para ficar. A decoração com plantas para chegar nesse efeito precisa de variedade e bom gosto na composição. A ideia é transformar cantos que aparentemente não teriam tanta utilidade em espaços verdes charmosos.
A prioridade aqui é escolher plantas que se adaptam bem a ambientes internos, ricos em iluminação natural - que é diferente de sol direto. Vale de tudo: flores, arbustos, trepadeiras, palmeiras e árvores de pequeno porte. Pouco a pouco sua floresta particular vai ganhando volume e traduzindo o seu estilo.
2. Decoração com folhagens
Nenhuma planta é sem graça, mas algumas possuem belas folhas que por si só já valem a decoração. As marantas são um exemplo clássico de folhagens com padrões encantadores. Há diferentes variações com os tons de verde e alguns tipos misturam rosa e roxo que são um charme a mais.
Invista nas dracenas, monsteras, singônios e begônias. Elas são plantas de folhagens com lindíssimas variações e se adaptam bem à sala de estar e aos escritórios.
3. Decore com flores naturais
Para quem prefere as flores, rosas e frésias são perfeitas. Desde que fiquem em local iluminado e sejam regadas em dias alternados. Outras boas escolhas são o antúrio, lírio da paz, gerânio e calandiva. As orquídeas também entram na lista, só requerem atenção especial nos cuidados.
4. Cactos e suculentas
Ideais para quem não tem muito tempo ou ainda não quer se arriscar com outros tipos de plantas ainda. Os cactos e as suculentas são de fácil manutenção e precisam de água no máximo uma vez por semana. Devem ficar em locais que sejam banhados pelo sol, mas também se adaptam a luz indireta.
5. Boa manutenção é essencial
Se atentar à luminosidade é vital para que a sua decoração com plantas continue viva e bonita. A rega ideal para cada tipo também deve ser respeitada assim como a poda e a transferência de vaso, se elas crescerem demais.
6. A escolha do vaso faz diferença
Uma planta bonita merece um vaso que valorize isso. Além de proteger as raízes, os vasos ajudam na decoração. Há opções de diferentes tamanhos, materiais e cores. Escolha aquele que realce os traços e favoreça as características de cada planta.
Arbustos precisam de um tipo diferente de vaso que as trepadeiras, por exemplo. Se informe no local de compra para fazer as escolhas mais adequadas.
Gostou do nosso conteúdo? Uma decoração com plantas deixa o ambiente mais bonito, com mais vida, além de combinar com qualquer estilo, basta escolher as plantas certas. E no nosso artigo você aprendeu como incluí-las em seus ambientes com 6 dicas super fáceis. E já que o assunto é decoração, que tal se inspirar com nosso material sobre:
- Decoração com quadros: X dicas incríveis para aplicar na sua casa!
Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*