As panelas são utensílios indispensáveis. Até quem não sabe ou pouco prepara alimentos uma hora vai precisar delas para fazer alguma coisa, nem que seja para ferver água. Elas são bens duráveis, no entanto têm vida útil programada. E para saber qual o momento certo de fazer a troca de panelas, é só continuar a leitura do artigo. Confira!
Você pode se interessar por:
- Como limpar móveis de madeira? Veja dicas importantes para não danificá-los!
Por que a troca de panelas deve ser feita?
Ao longo do tempo, o material das panelas começa a se deteriorar. Um processo normal e esperado de qualquer objeto, principalmente o que são utilizados com frequência, como é o caso das panelas. E isso vale para todos os tipos.
Há quem defenda que uns materiais são superiores em qualidade que outros. O fato é que eles, sem exceção, apresentam alguma desvantagem. Portanto, a melhor saída é cuidar bem das panelas e ao primeiro sinal de desgaste, fazer o descarte adequado, que pode ser com a reciclagem ou com o reaproveitamento para a decoração.
Sinais que está na hora de fazer a troca de panelas
Afinal, quanto tempo dura uma panela em média? A resposta é depende. O material da composição vai influenciar bastante nessa conta, mas existem variáveis como a frequência de uso e manuseio. Vamos aos 7 sinais que está na hora de dizer adeus às suas panelas de acordo com o material.
Alumínio
Quando ela começar a grudar e queimar o alimento com facilidade, tá na hora de trocar. Sem mencionar que há uma chance enorme de você estar ingerindo alumínio em doses pequenas todos os dias. Essa substância é comprovadamente prejudicial ao organismo. E quanto mais polida, mais alumínio ela vai liberar.
Teflon
E queridinha dos últimos tempos por dispensar polimento e não permitir que os alimentos grudem no interior, graças ao revestimento de teflon. Agora, quando manchas escuras ou pontos pretos começarem a aparecer na comida,
é o sinal para trocar de panelas o mais rápido possível.
O teflon, que pode ser das mais variadas cores, começa a se desfazer e é um tipo de revestimento altamente tóxico para a saúde. E a sua comida pode ainda ganhar um gosto estranho depois de preparada.
Vidro
As panelas de vidro têm a vantagem de serem inócuas, elas não liberam toxinas, nem soltam revestimentos com o cozimento dos alimentos. Porém, elas são menos resistentes a choques e quedas. Ao menor sinal de fissura ou lascas, é preciso inutilizá-la imediatamente.
Cerâmica
Chumbo e cádmio, que são substâncias perigosas para o organismo, podem ser liberadas das panelas de cerâmica artesanais. Mesmo que você adquira de marcas renomadas, quando o revestimento começar a desgastar, interrompa o uso de forma definitiva.
Ferro
Populares para o preparo de alguns pratos típicos, as panelas de ferro reagem com a acidez dos alimentos. Com isso o sabor pode se modificar e até mesmo a panela pode ir mudando de cor. Como ainda não se sabe ao certo os impactos dessa substância no organismo dessa forma, se você observar qualquer diferença em comparação com a forma original da panela, é melhor trocar.
Barro
As panelas de barro passam por um processo de impermeabilização antes do uso, tornando-as seguras para a saúde. Fique atento se notar arranhões profundos e rachaduras. A partir deles algumas sujidades são liberadas na comida e a melhor solução é trocar.
Cobre
São lindas e charmosas na cozinha, no entanto o cobre é tóxico em quantidades excessivas. Para as panelas deste material, prefira usar na decoração.
Cuidados para prolongar a vida útil
- Siga com rigor as instruções para o primeiro uso - as panelas geralmente vêm com um pequeno manual. Use-o;
- Para manter a potência das panelas antiaderentes, não coloque água fria enquanto estiverem quentes para não perder o revestimento;
- Use utensílios adequados para cada tipo de panela. Os de metal, por exemplo, arranham e danificam o teflon;
- Se a comida queimou e grudou, em vez de usar saponáceos ou esponjas abrasivas, tente usar água morna com vinagre para desfazer a mancha de queimado.
Como descartar panelas usadas e danificadas
As panelas são materiais que não podem ser descartados no lixo comum. A reciclagem é a opção mais adequada na hora da substituição por novas.
Para as panelas de vidro, se estiverem danificadas ou quebradas, o ideal é procurar um reciclador, vidraceiro ou fabricante para a entrega.
As de alumínio podem ser entregues em cooperativas ou postos autorizados. Lembre-se de tirar o cabo, apesar de ser feito de plástico, não é possível reciclar.
Gostou do nosso conteúdo? Com o artigo ficou mais fácil identificar o momento certo de dizer adeus às suas panelas. Pequenos defeitos, decorrentes do uso prolongado ou de cuidados inadequados podem comprometer a sua saúde, por isso faça a troca de panelas assim que notar essas imperfeições - doe ou faça o descarte em locais autorizados. E já que o assunto é cozinha, confira 5 dicas de iluminação para valorizar os ambientes da casa.
Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*