O que você deve levar em conta ao elaborar um projeto de decoração?
Com tantos layouts diferentes em casas e apartamentos, a idealização de um projeto de decoração que atenda às necessidades e gostos do cliente torna-se cada vez mais desafiadora. Planejamento, cuidado e uma pesquisa minuciosa são requisitos para o sucesso do resultado da proposta.Agora, você vai ver alguns aspectos essenciais que todo profissional de decoração deveria levar em consideração antes de elaborar um projeto. Nosso objetivo não é reiterar aquilo que você possivelmente já aprendeu na faculdade e sim chamar atenção para detalhes que podem fazer a diferença no serviço que você oferece para o cliente.
Menos é mais!
Essa afirmação deve guiar a elaboração do projeto do início ao fim. Obviamente, os fatores relacionados ao tamanho do espaço devem ser considerados, mas a beleza e o charme estão nos detalhes. Saiba medir a importância que cada cômodo merece e crie pontos que colaborem para a harmonia visual do ambiente.
Além disso, agregar móveis e objetos úteis à decoração é uma tendência cada vez mais forte que pode facilitar o seu trabalho. Um diálogo eficiente com o cliente pode nortear o projeto e estender possibilidades.
Qual o resultado esperado pelo cliente?
É claro que é indispensável conhecer o estilo de decoração que a pessoa deseja, afinal, é ela quem vai aproveitar todas as funcionalidades do espaço. No entanto, alguns fatores relacionados à personalidade do cliente podem facilitar essa tarefa para você, ainda que ele tenha dificuldade em passar a ideia do projeto.
Adquira mais informações para elaborar a sua proposta em uma conversa informal sobre o gostos e hobbies do cliente. Exercite o seu olhar minucioso para reunir referências relevantes que poderão aperfeiçoar o seu trabalho.
Você também pode gostar de ler:
- Decoração da casa: 10 itens que não podem faltar no seu lar em 2019
- Como organizar o quarto em apenas 7 passos?
O tripé dos projetos de decoração
Amplitude, luminosidade e aconchego! A qualidade dessas três características não podem ser esquecidas do seu projeto. Criar pontos sensoriais focais atrativos e diversificados é tão importante quanto levar em consideração a escolha da luz quente ou fria no cômodo.
Adotar espelhos para fazer o ambiente parecer maior (principalmente em ambientes pequenos) é outra estratégia bastante popular e útil, desde que sejam observados os reflexos e a luminosidade adequada. Todo projeto de decoração deve observar esse tripé, de acordo com as necessidades do cliente e com a colaboração de um profissional.
Por que considerar o tempo de execução?
Estimular um prazo para execução do projeto de decoração e cumpri-lo de maneira apropriada, faz de você um profissional mais responsável e garante um ótimo atendimento ao seu cliente.
Falando nisso, nem todo mundo tem muito tempo disponível para esperar até que tudo fique pronto, por isso, crie meios de otimizar o serviço ao escolher bons parceiros e fornecedores de confiança. Na hora de avaliar o tempo de duração das mudanças:
- Elabore um cronograma detalhado;
- Considere os riscos de atraso envolvidos no processo;
- Estime a duração de cada atividade;
- Esteja certo de que você será pontual.
O tamanho do orçamento
O valor que o cliente tem disponível deve ser uma das primeiras informações que você deve levar em conta, afinal, ele é quem vai direcionar os limites do seu projeto. Caso o dinheiro seja curto, analise a possibilidade de economizar nos objetos sem abrir mão da qualidade.
Experimente visitar lojas especializadas de decoração que sejam completas, ou seja, onde você pode encontrar todos os objetos que precisa em um só lugar. Assim, você economiza tempo, combustível, aumenta as possibilidades de desconto e ainda pode facilitar as formas de pagamento.
Gostou do conteúdo? Todas as dicas que você acabou de conferir podem garantir o sucesso e, principalmente, a eficiência do projeto de decoração. Um dos grandes desafios dos profissionais dessa área atualmente é a conquista de novos clientes.
Para isso, prestar o melhor serviço para aqueles que você já tem é fundamental, afinal, o resultado do seu trabalho é uma verdadeira vitrine. Nós já falamos sobre esse assunto aqui no blog e mostramos 7 estratégias fundamentais para fidelizar o cliente no mercado de decoração de interiores. Basta clicar aqui para acessar o conteúdo completo.
Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*