Mercado de decoração de interiores: veja 7 dicas para fidelizar o cliente
A competitividade no mercado de decoração é cada vez maior. Esse fato é bastante compreensível, afinal, todos os anos o número de profissionais que saem das faculdades direto para a vida profissional só cresce. Nesse contexto, o trabalho do designer de interiores precisa funcionar como uma vitrine, atraindo novos clientes e agregando mais valor aos projetos.
Neste post, você vai ver 8 dicas fundamentais para quem quer garantir a satisfação do cliente de decoração com os resultados e, finalmente, fidelizá-lo. A partir de agora, você poderá identificar os pontos fortes e fracos do serviço que oferece por meio desta relação. Tudo pronto? Então, vamos lá!
1. Tenha uma equipe eficiente
Para garantir um ótimo serviço e fidelizar o seu cliente, é preciso ter um time de profissionais empenhados que trabalhem em prol do mesmo objetivo. O grupo de pessoas envolvidas no resultado pode oferecer habilidades técnicas ou podem, até mesmo, fazer parte da produção da matéria-prima.
As parcerias que você fecha durante o processo também são decisivas para o sucesso dele e, nesse caso, para a satisfação do cliente. Logo, fique atento à todas as decisões que possam impactar o resultado.
2. Dê voz ao cliente
Mesmo que você seja o profissional nesta relação, compreender quais são as expectativas do cliente é o primeiro passo para fidelizá-lo. Para isso, você precisa ouvir tudo o que ele tem para falar com atenção. Nessa etapa, você poderá conhecer melhor as preferências da pessoa e reunir informações relevantes para a elaboração do projeto de decoração.
3. Seja pontual
Muitas vezes a execução do projeto requer a desocupação do espaço em questão. Por esse e outros motivos é importante que você elabore um cronograma detalhado de todo o processo e seja fiel ao tempo de obra determinado. Essa é uma característica muito valorizada pelos clientes que os prepara para as mudanças.
Uma dica para ser pontual é contar sempre com um prazo extra. Por exemplo: caso, segundo os seus cálculos, a obra deva durar 30 dias, adicione mais 6 dias à esse período e informe para o cliente o prazo de 36 dias para o término. Dessa forma, você consegue lidar com imprevistos, riscos e atrasos (em relação à entrega de materiais) com segurança.
Você também pode gostar de ler:
4. Ofereça soluções possíveis
Tenha sempre em mente o valor que o cliente possui disponível para elaborar o projeto de decoração. Saber criar orçamentos para todos os bolsos pode ser um diferencial do seu serviço que motivará o cliente a indicar o seu trabalho para amigos, familiares e vizinhos.
Além disso, ser realista na medida certa é uma vantagem para os profissionais. Lidar com o tamanho do espaço e criar possibilidades reais de suprir as necessidades do cliente com base na situação atual dele é fundamental.
5. Capriche no projeto de decoração
A qualidade do seu trabalho será um diferencial para a fidelização dos clientes que você já tem e para garantir a preferência dos novos. Mostre todo o seu potencial criativo nos projetos e faça com que o bom gosto e a utilidade dos objetos sejam grandes aliados. Por fim, seja o seu melhor durante todo o processo!
6. Não esqueça do pós-venda
Mesmo que você cumpra todas as etapas anteriores, não dá para deixar de cuidar do que vem depois da entrega. Avaliar o grau de satisfação do cliente e as possibilidades dele fechar negócio novamente com você pode abrir portas. Crie um relacionamento pós-venda, mostre-se disponível para auxiliá-lo com o que for relacionado ao seu trabalho e aproveite os resultados.
7. Aposte em ferramentas de divulgação
Mantenha o seu portfólio sempre atualizado com os melhores resultados. Garanta que as suas informações para contato estarão disponíveis na internet para facilitar o contato de novos clientes. Além disso, gerar conteúdo nas redes sociais é uma ótima estratégia de marketing, assim como ter um site para divulgar a sua marca.
Como você viu, é preciso entender que a inovação é uma necessidade constante no mercado de decoração de interiores, bem como a reciclagem de conceitos. Estar sempre bem informado e ter o hábito de ler conteúdos como este também é um fator que faz de você um profissional atualizado.
A Dinamica faz questão de disponibilizar gratuitamente materiais que possibilitem o avanço na carreira dos profissionais da área. Justamente por isso, fizemos um post com os 10 itens de decoração de casas que são tendência em 2019 para você repaginar sua casa!
Seu endereço de email não pode ser publicado. Campos obrigatórios são marcados*